¨

¨

Link-Me


Mensagem de Boas vindas

Bem vindos ao meu blog!Comentem na postagem que vocês mais gostaram!Ah!E não esqueça de mandar sugestões ☺

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

10 dicas para cuidar do seu cão

Esses bichinhos
São muito
fofos
e fazem
a alegria
da criançada...
Mais..
Será que
você esta
cuidando direitinho dele?
bom
veja agora
10 dicas para cuidar
de seu
AMIGÃO:

Quais as primeiras providências quando acabo de receber um filhote?
A primeira coisa a fazer é levar o filhote ao seu veterinário de confiança. Se você não tiver um, peça ao criador uma indicação. Leve seu filhote junto com a carteira de vacinação – que deve ter sido entregue pelo criador e demais documentos para uma consulta. Peça que o veterinário indique qual a ração mais adequada ao seu cãozinho e, se for diferente daquela que ele estava comendo antes, faça a adaptação para a nova ração aos poucos. Procure perguntar ao veterinário TUDO o que você achar importante, mesmo que as perguntas ‘pareçam' bobas... lembre-se que ele é um profissional e é a melhor pessoa para orientá-la.
Consulte o site as matérias anteriores disponíveis no Lab News e também a matéria sobre o Labrador do site Dog's Times. Aproveite para passar pela seção DICAS DE SAÚDE , onde você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre como manter a saúde do seu Labrador.
Preciso de dicas para um nome para o meu filhote.
Veja a matéria NOMES PARA CÃES , disponível no Dog's Times ou utilize nossa Seção LINKS onde, além de várias dicas de como escolher um bom nome para o seu cão, você vai achar links com sugestões de nomes.
Quais são os acessórios que devo ter em casa?
Dois comedouros (podem ser de plástico ou metal), sendo um para água e outro para a comida. Para raças maiores, procure adquirir comedouros ‘suspensos', que facilitam a alimentação do filhote.
Caminhas e cobertores podem ser uma boa opção para o ‘enxoval' do seu cão, mas lembre-se que filhotes podem roer coisas rapidamente. Muitas vezes uma almofada e uma confortável caixa de papelão podem ser uma solução mais barata para os primeiros meses. Se você pretende que seu filhote tenha uma casinha, acostume-o desde cedo a utilizá-la. Lembre-se que os cães gostam de casinhas pequenas. Não adianta comprar uma ‘mansão' para um filhote pensando na economia. Eles preferem sentir-se como se estivessem numa toquinha.
Uma coleira confortável que facilite sua vida na hora que você precisar pegar o cachorro.
Os brinquedos devem ser adequados ao tamanho do cão e fabricados para animais. Cuidado com os brinquedos infantil com peças que possam ser engolidas pelos filhotes.
Ossinhos de couro também podem ser úteis para entreter boquinhas nervosas, mas não devem ser dados em excesso porque eventualmente podem provocar indigestão.
O filhote está dormindo demais... ele pode estar doente?
Os filhotes, assim como os bebês humanos, dormem bastante MESMO. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Isso é normal. O que NÃO É normal são filhotes permanentemente apáticos. Neste caso, procure seu veterinário.
Quando o filhote dorme ele treme muito... O que pode ser?
Os cães, como os humanos, sonham... e durante os períodos de sonho podem mexer o corpo todo, como se estivessem correndo, rosnando, comendo... enfim... sonham MESMO.
Outro motivo para o tremor, mais incomum, é frio. Certifique-se de que ele tenha um ‘dormitório' protegido do vento.
Meu filhote está com diarréia. É normal?
Talvez sim... talvez não... é muito comum, quando os filhotes chegam em suas novas casas, que o intestino fique ligeiramente desarranjado por causa do stress da mudança, apresentando consistência mais pastosa. No entanto, não é normal que as fezes sejam acompanhadas de sangue ou que seja quase líquido. Pelo sim, pelo não, o veterinário deve ser consultado a respeito já na primeira consulta.
Tenho um filhote macho mas ainda não tem os dois testículos. Quando é que eles vão aparecer?
Normalmente os testículos 'descem' para a bolsa com 3/4 meses. A melhor coisa a fazer é pedir ao seu veterinário que faça um exame detalhado no seu cão uma vez que caso ele não tenha os dois testículos corretamente posicionados, é possível fazer um tratamento para que eles fiquem no lugar correto. Neste caso é importante que o veterinário realizar um controle através da palpação ou até mesmo com auxílio de ultrassom, pois este testículo oculto poderá sofrer mudanças na sua formação podendo até se tornar um tumor.
Quando posso sair para passear com meu filhote? Só é recomendável sair à rua com os filhotes após eles terem recebido TODAS as doses das vacinas. Isso porque só após a última dose é que ele estará realmente protegido. Veja mais detalhes sobre a vacinação na seção DICAS DE SAÚDE do site The Dog's Times.
Além da ração, que tipo de comida/alimentos eu posso dar para o meu filhote?
Os cães devem ser alimentados, basicamente, com ração industrializada, e adequada à fase de desenvolvimento do cão. Algumas marcas possuem formulações que, além da idade do filhote levam em conta seu tamanho quando adulto. Um dado muito importante a ressaltar, é que não se deve trocar com freqüência a marca da ração do filhote ou mesmo do cão adulto.
Além de ser uma forma muito mais prática de alimento, as rações contém tudo o que seu cachorro precisa. As rações de ‘primeira linha' dispensam, inclusive, os fortificantes e comprimidos de cálcio.
O que se pode dar, sem exageros, para os filhotes: petiscos próprios para cães, biscoitos caninos (tipo biscrock), frutas não cítricas, legumes. Tudo sem exagero para que o filhote não substitua a ração belas guloseimas.
Quanto eu posso dar banho no filhote?
Banhos só são recomendados após ter sido completado o ciclo de vacinas. Caso o filhote esteja com cheiro forte, podem ser usados lenços umedecidos próprios para cães ou mesmo os de bebês.
Para cães com pelo longo, escovações frequentes são bastante eficazes.

O filhote está chorando à noite. Eu já dei mil broncas, mas ele não para de chorar... O que eu faço? Lembre-se que, ao levar seu filhote para casa, você o separou da mãe, dos irmãos e dos ‘humanos' que ele conhecia. É natural, portanto, que ele se sinta ‘abandonado' durante a noite. O choro/uivo do filhote à noite, é a forma instintiva que ele tem de chamar sua família/matilha para aconchegá-lo. NO ENTANTO, se cada vez que ele chorar você aparecer, ainda que para dar uma bronca, você está ensinando ao bebê que chorando as coisas se resolvem e ele recebe o prêmio que queria: a sua presença. Portanto, a principal medida a tomar é ter paciência e não ceder aos choros/uivos do cão.
Mas você pode também tentar se prevenir deste problema:
– no dia em que você pegar o filhote, use uma camiseta bem velha que possa ser ‘doada' ao cão. Passe o dia com ela e, na hora de recolher o filhote, deixe a sua camiseta com ele. Como ele já começa a conhecer seu cheiro e a camiseta está impregnada de um odor que o filhote conhece, ele se sentirá mais seguro e assim a tendência é que ele não chore ou choramingue apenas por um breve período.
– prefira alimentá-lo perto da hora de dormir e antes da comida, brinque bastante com ele, deixando-o cansando...
– coloque brinquedos e distrações para ele na caminha, existem brinquedos de pelúcia que simulam outro cãozinho

Espero que tenham gostadoo!





2 comentários:

Anônimo disse...

eu adorei eu vou ter um cachorrinho e essa dicas foram otimas PAREBENS foram bem uteis

Looh § disse...

=D

Aviso antes de usar o chat!


O chat deste blog não será usado para ofender os outros usuários e sim para comunicação entre os vizitantes!!